domingo, 3 de outubro de 2010

Agricultor cria equipamento para facilitar colheita de mandioca

Segredo está em um sistema que prende o pé da mandioca.
Ele gastou R$ 150 para montar a engenhoca.



O invento de um agricultor de Mato Grosso facilita a vida de quem planta mandioca. O equipamento tira a raiz do solo sem precisar de muita força.


Cultivar mandioca sempre foi um bom negócio para a família Batista. “É herança dos meus pais. E nós estamos dando continuidade”, conta o agricultor João Batista.


O arado entra na lavoura para preparar a terra. De rama em rama, os trabalhadores vão ocupando cada espaço. Na região, são produzidas todos os anos mais de 32 toneladas do produto. São as situações climáticas que ditam o tempo para a planta se desenvolver. O prazo varia de um ano a um ano e meio. 


Quando a planta ultrapassa os dois metros de altura, está no ponto de ser colhida. É aí que o trabalho dos funcionários fica ainda mais pesado. Tirar a raiz do fundo da terra não é tarefa fácil.


Em outra propriedade mora o agricultor Pacífico Gonçalves Ramos, de 59 anos. Quando não está nos quatro alqueires de terra trabalhando, vira inventor. A última engenhoca foi para beneficio próprio. É uma espécie de colheitadeira de mandioca manual. “Não desenhei nem nada. Meu amigo falou que eu era maluco e que não daria certo”, disse.


Ela tem uma base com duas hastes de metal nas quais foi encaixado um tubo. O segredo está nas pontas. Há um sistema que prende o pé da mandioca. Ao empurrar com o pé ele consegue, com facilidade, arrancar a raiz. O invento garante e aposentadoria do esforço extremo tanto para quem está na lida diária como para aqueles que se arriscam vez ou outra a mexer na terra.

O agricultor Pacífico Gonçalves Ramos provou, com essa invenção, mais uma vez, que a criatividade pode ser fundamental para o surgimento de novas ténicas, como para a colheita de mandioca por exemplo, gerando diversidade e desenvolvimento para o agronegócio.

Veja uma foto da invenção:










fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1554912-5598,00-AGRICULTOR+CRIA+EQUIPAMENTO+PARA+FACILITAR+COLHEITA+DE+MANDIOCA.html

Um comentário:

  1. Bem legal! Nota 1,0 em 1,0.

    Sugestão: procurem complementar os textos com ilustrações ou vídeos.

    ResponderExcluir