sábado, 23 de outubro de 2010

Aproveitamento de resíduos da mandioca torna produção competitiva

Aproveitar os resíduos da produção e gerar co-produtos é uma forma de baixar os custos e resolver problemas ambientais. Essa questão já está sendo colocada também para a mandiocultura.Trata-se do aproveitamento das águas geradas a partir da manipulação da mandioca.Saiba como funciona:


A professora e pesquisadora Marney Pascolli Cereda da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS), conta que a mandioca tem 60% de água e gera três tipos diferentes de resíduos: a manipueira, água da prensa da raiz; a água vegetal, que é a soma da manipueira com a água de lavação da massa, produzida em fecularias; e a água de lavação e raspa das raízes.
Os pequenos produtores podem se beneficiar bastante ao utilizar esses resíduos, diz Marney. Ela explica que há pouco estudo sobre o assunto, mas já participou de pesquisa que aponta soluções simples para o uso das águas da mandioca.
A água vegetal, por exemplo, pode ser usada em fertirrigação, uma irrigação com nutrientes. Outro uso, mais sofisticado, é o aproveitamento da água da mandioca na produção de energia. Nesse processo, o equipamento chamado biodigestor, usa parte do açúcar presente nessa água para produzir metano, um gás combustível.
Esse gás poderia ajudar na secagem da farinha e eliminar a lenha do processo, ressalta. A solução também é importante para o meio ambiente porque reduziria a liberação do metano no ar, o que afeta o aquecimento global.
Em Santa Catarina, Enilto de Oliveira Neubert da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) coordena um projeto de mandiocultura. Ele conta que fez vários testes com os produtores de mandioca da região para aproveitar a água vegetal da mandioca como forma de irrigação da lavoura. A gente precisava saber a quantidade de água que o solo poderia receber sem que os lençóis freáticos fossem atingidos, explica.
Depois de muita pesquisa, o projeto já é colocado em prática por alguns mandiocultores. O proprietário da Fariman, Salésio Delfino, já adotou essa cultura como rotina em sua produção. Começamos a aproveitar essa água no ano passado e o resultado é muito bom, diz.
Segundo Salésio, quando a água é utilizada de forma controlada, ela serve como fertilizante para o solo. Com a água da mandioca, o rendimento da minha colheita aumentou e a área de pastagem também ficou melhor, conta.
O aproveitamento e tratamento dos resíduos da mandioca será um dos temas debatidos por gestores de projetos da carteira de mandiocultura do Sebrae.



Fonte: http://www.empreendedor.com.br/content/aproveitamento-de-res%C3%ADduos-da-mandioca-torna-produ%C3%A7%C3%A3o-competitiva
(Giovana Perfeito / Agência Sebrae) 

Um comentário: