terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mandioca é mais lucrativa energéticamente do que milho e cana-de-açucar

Uma notícia interessante sobre uma possível utilidade alternativa da mandioca a seguir:

"Transformar cana, milho ou mandioca em biocombustível é um processo que consome energia. Quantificar a energia gasta para essa produção, e compará-la à energia obtida a partir do etanol, foi o propósito de um estudo realizado pelo técnico agro-florestal da Secretaria de Desenvolvimento Agro-Florestal do Acre, Diones Assis Salla. O pesquisador chegou à conclusão de que, entre os três produtos pesquisados, a mandioca é o que proporciona “maior lucro energético”.

“Meu objetivo foi medir o quanto se gasta de energia ao longo de todo o processo produtivo de etanol desses três produtos, desde o início do processo, ainda na terra, até a industrialização. Depois, nós comparamos esses números com a energia obtida a partir do biocombustível”, explica Diones.

Segundo a pesquisa, para cada caloria de energia investida com a mandioca há um retorno de 1,67 caloria de energia em etanol. “São 67% de lucratividade energética com a mandioca, contra 9% da cana e 19% do milho”, argumentou. “Portanto a mandioca é, entre os três produtos, o que causa menor impacto no agroecossistema de cultivo”, conclui. O estudo desconsiderou a utilização do bagaço da cana como fonte de energia."


fonte: http://projetos.inpa.gov.br/ctpetro/pg_noticias.php?vID=232

Um comentário:

  1. Muito bom! Nota 1,0 em 1,0.

    Observações sobre o blog:
    Procurem ilustrar as algumas postagens, complementando os textos com figuras, tabelas, gráficos, esquemas, fotos, áudio, vídeos, etc. Enriquece o trabalho e torna o blog mais atraente.

    ResponderExcluir